Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Aplicativo diminui risco de atropelamento de deficientes auditivos

13 de June de 2018

O motociclista passa entre os carros e vê um pedestre que atravessa a rua sem perceber sua aproximação, mesmo com a buzina acionad a. Após uma rápida manobra, para evitar o atropelamento, o piloto xinga a plenos pulmões: “Você é surdo? Não ouviu a buzina?”

A resposta pode ser afirmativa, pois há quase 10 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva no Brasil, segundo dados do IBGE de 2010 . Para evitar esse tipo de situação, a solução pode estar nos smartphones,  ferramenta inseparável da maioria dos brasileiros atualmente. 

Para isso o professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e CEO da Map Innovation de Manaus (AM), Manuel Cardoso , criou o aplicativo “Giulia” para smartphones. “Muitos nem imaginam as dificuldades de comunicação que essas pessoas enfrentam. Fazer uma transação bancária ou ir a uma consulta médica são grandes desafios”, afirma Cardoso.

Confira os equipamentos disponíveis no Shopping.MOTO.com.br!

Criado em junho de 2017 pela Map Innovation , o aplicativo tem a função de auxiliar na comunicação dos deficientes auditivos por meio da linguagem de Libras , feita por sinais com as mãos. 

Com o smartphone preso ao pulso o usuário usa a linguagem de sinais com as mãos . O app interpreta os movimentos e traduz a mensagem por meio do som . Quando alguma pessoa conversa com o deficiente auditivo , o aplicativo também transforma a fala e o som das palavras em sinais de libras , por meio de um avatar na tela do smartphone.

Buzina vibratória
O simples ato de caminhar nas ruas também oferece outro perigo aos deficientes auditivos, principalmente aqueles com surdez total . Por não ouvirem absolutamente nada, nem mesmo uma buzina de moto, correm grande risco de serem atropelados . 

A mais recente atualização do Giulia também pode evitar esse tipo de ocorrência. O grande desafio da equipe foi desenvolver uma plataforma capaz de identificar as frequências do som das buzinas de motos para alertar o usuário. Para isso contaram com o apoio técnico e institucional da Moto Honda da Amazônia . 

Além de os funcionários da fábrica em Manaus, portadores de deficiência auditiva, utilizarem o aplicativo em atividades corriqueiras no seu dia-a-dia, a marca ajudou na calibração do Giulia para reconhecer a buzina das motos . “Nossa maior preocupação era que o aplicativo não emitisse falsos alertas, por conta de outros sons comuns no trânsito”, explica Ádria Brandão, analista de Pesquisa & Desenvolvimento da Map Innovation. 

Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br! 

Segundo os desenvolvedores, a nova funcionalidade tem eficácia até 15 metros de distância . É o tempo do aplicativo reconhecer o som da buzina e alertar, por meio de vibração , que uma moto se aproxima. O alerta pode evitar o atropelamento.

Disponível gratuitamente na loja virtual Google Play , apenas para celulares com sistema operacional Android , o aplicativo já teve mais de 5.000 downloads em quase um ano. A maioria deles feito por moradores de Manaus, uma cidade com elevado índice de acidentes de trânsito, inclusive atropelamentos. Mais informações no site do projeto.

Compartilhe esse anúncio