Todos os anúncios Catálogo Digital Revista Digital Chat

Acontece

Ano 1955, você imaginaria uma moto com motor V8 nessa época?

31 de January de 2022

Os Grandes Prêmios no ano de 1954 eram dominados por Gilera e MV Agusta sem o mínimo de respeito pelos concorrentes. Na época, a  Moto Guzzi dispõe de apenas um motor monocilíndrico já precisando de inovações. 

Foto: Divulgação

Na época, o engenheiro da fábrica, Giulio Carcano, pensa em desenvolver um quatro cilindros para poder entrar na briga  mas, se igualar a concorrência não era o suficiente, o foco era assumir a liderança! 

A dúvida paira sobre um 6cc ou um V8… Nem preciso dizer qual foi a escolha…

Mesmo contrariando todas as expectativas e por não ocupar muito espaço na largura, em tempo recorde, oito meses depois o motor V8 e um novo quadro  já estavam sendo testados em Monza. Isso era Abril de 1955!

Foto: Divulgação

Com apenas 50cm de largura, o oito cilindros arrefecido a água é alimentado por “apenas" oito carburadores, e produz mais de 12.000rpm desenvolvendo aproximados 80 cv.

Fazendo uma observação apenas baseada em números, me lembro das XLX 250R com dois carburadores o trabalho que dava…essa tinha OITO!

Voltando…

Foto: Divulgação

Colocando o motorzão para roncar nos Grandes Prêmios em 1956, a estréia não foi o esperado. O V8 liderava a Copa d’Oro em Ímola mas, a bomba d’água não aguentou.

Em Hockenheim, o piloto australiano Ken Kavanagh (que estreou em 1951 na Isle of Man com uma 350cc), torce os cabos , quebra o recorde  da volta e junto, o motor!

A Guzzi vence apenas o GP da Bélgica no ano mas, por outro lado, com o piloto Dickie Dale vence os recordes  de quilômetro e milhas mais rápido do mundo, com o tempo de 21”94 e 30”09 respectivamente!

 

Foto: Divulgação

Em 1957 os pilotos da Moto Guzzi vencem Siracusa, Ímola e no TT Isle of Man, Dale fica em quarto com a Guzzi.

No mesmo ano, Bill Lomas quebra o recorde de 0 a 10 km perto de Roma, com o tempo de 2min27s.

Em 1958 a aventura acaba quando a Guzzi decide abandonar os Grandes Prêmios.

O motor era um V8 4T com 498 cm3, DOHC, arrefecido a água, 80 cv a 12.000 rpm, quadro tubular de berço duplo, garfo oscilante com balancim e freios a tambor. Passou de 275 km/h!

 

Compartilhe esse anúncio