Americanos dominam o Moto X

Edição brasileira do X Games foi uma das principais atrações do fim de semana em SP.

Por Leandro Alvares

Leandro Alvares

Um sucesso de público e de espetáculo, apesar de alguns transtornos ocasionados pela organização do evento. Este foi o balanço positivo da primeira edição do X Games Brasil na cidade de São Paulo.

Por três dias, entre sexta-feira e domingo passados, o sambódromo paulistano foi literalmente tomado por grandes feras dos esportes radicais.

Skatistas, pilotos de bicicleta e de moto contagiaram a torcida, que não foi pequena. De acordo com os organizadores, mais de 40 mil pessoas passaram pelo cenário carnavalesco no fim de semana.

Durante o dia, as atenções no sambódromo estiveram voltadas às provas de skate e BMX. À noite, o agito ficou por conta dos pilotos do Moto X, modalidade que caiu na graça do brasileiro.

Tanto no sábado quanto no domingo, o interesse do público para ver os saltos e manobras realizadas com os equipamentos motorizados de duas rodas foi imenso. Prova disso foi a dificuldade que os visitantes tiveram para conseguir um lugar nas arquibancadas.

Houve até um exagero por parte da polícia ao disparar bombas de gás de pimenta contra a platéia, formada principalmente por familiares, ação que ocasionou a revolta de muitos. “Pagamos para estar aqui, trouxemos nossos filhos para uma diversão e exigimos respeito”, disse um pai durante o incidente ocorrido no sábado.

A própria imprensa enfrentou dificuldades para trabalhar, já que limitaram o acesso de muitos repórteres e fotógrafos à pista de moto. Depois de longas insistências, porém, todos conseguiram entrar.

O que coube aos pilotos, contudo, saiu conforme o script. No “Best Trick”, categoria que avalia a melhor manobra de Freestyle motocross, a medalha de ouro ficou com o norte-americano Todd Potter. Entre os brasileiros, o melhor posicionado foi Gilmar Flores, o Joaninha, que ocupou o sexto lugar da classificação final.

Na prova de saltos, a vitória foi de outro estadunidense, Matt Buyten, que atingiu 6m70cm de altura, apenas um centímetro melhor que a marca alcançada pelo compatriota Potter.

“Foi muito bom competir no Brasil. O evento foi sensacional e acho que quem realmente merece os parabéns é o público. Fizemos a nossa parte, mas eles certamente surpreenderam todos aqueles que vieram de fora”, elogiou Buyten.

Confira os resultados do Moto X:

Best Trick
1) Todd Potter (EUA)
2) Greg Hartman (EUA)
3) Brice Izzo (FRA)
4) Ronnie Faisstt (EUA)
5) Derek Garland (EUA)
6) Gilmar Flores "Joaninha" (BRA)
7) Matt Buyten (EUA)
8) Kyle Loza (EUA)
9) Cyro de Oliveira (BRA)
10) Giancarlo Bergamini (BRA)
11) Fred Kyrillos (BRA)
12) Jonatan Azevedo (BRA)

Step Up
1) Matt Buyten (EUA)
2) Todd Potter (EUA)
3) Kyle Loza (EUA)
4) Brice Izzo (FRA)
5) Derek Garland (EUA)

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br