Alemã para qualquer terreno
Nova BMW F 800GS acaba de desembarcar no Brasil. Versão básica custará R$ 49.900,00.
Por Leandro Alvares
Por Leandro Alvares
Bruno Parisi
Motos off-road e de uso misto. Esse foi o estilo das motos lançadas pela BMW em 2008 no Brasil, confirmando o investimento da marca no segmento classificado pela empresa como Enduro.
Chegaram ao país neste ano a nova versão da R 1200 GS, a G 450X, a F 650 GS e agora a F 800 GS. Disponível na Europa desde fevereiro último, a F 800GS chega finalmente aos outros continentes em outubro, incluindo o Brasil.
Em apresentação para a imprensa, realizamos um rápido “test-ride” com a nova moto. Confira aqui as primeiras impressões sobre a nova F 800GS.
Design
Classificada como enduro pela BMW, a novidade alemã tem o visual claramente inspirado na big trail e best-seller da marca, a R 1200 GS. Muitos podem até a chamar de “mini 1200 GS”, tamanha a semelhança com a irmã de maior cilindrada. Farol com duplo refletor, pára-brisa, rodas raiadas e o porte avantajado fazem parte do visual do lançamento.
Além do design chamativo, ela herdou da 1200 GS a aptidão para longas viagens, podendo ser equipada com protetores de mão, malas de tanque, malas laterais e centrais, acessórios vendidos separadamente. Para facilitar a vida das pessoas de baixa estatura, a F 800 GS oferece ainda o banco em duas configurações de altura na hora da compra: 850 ou 880 mm.
Motor
A linha de motores bicilíndricos de 800 cm³ agradou consumidores e projetistas da marca alemã, tanto é que esse motor equipa outras motocicletas da marca como a esportiva F 800 S e a F 650 GS.
O que difere o motor da F 800 GS para as outras BMW é que nessa enduro a bancada de cilindros está com um grau de inclinação menor. Como em suas irmãs de 800cc a BMW instalou uma terceira biela defasada a 180 graus entre as duas bielas, minimizando a vibração emitida pelo trabalho dos pistões.
A potência declarada é interessante para uma moto do segmento que pesa 207 kg em ordem de marcha: 85 cv a 7.500 rpm. O torque é de 8,47 kgf.m a 5.750 rpm. Na prática, a moto tem muita disposição para rodar em ruas e estradas, mesmo carregada.
Impressões ao pilotar
Em uma moto feita para longas viagens, fica difícil analisá-la em um rápido test-ride. Mas nas poucas voltas nas pistas de asfalto e de terra com a nova F 800GS já se pôde notar que o vigor do motor de dois cilindros paralelos é uma de suas grandes qualidades.
Com peso relativamente baixo para seu porte, o motor puxa bastante em acelerações. Mas a faixa de torque plana, com força desde as mais baixas rotações, merece elogios em uma moto para enfrentar estradas de terra.
Ciclisticamente, as suspensões absorvem muito bem as imperfeições da pista de terra, além de oferecerem diversos ajustes. A posição de pilotagem, bem ereta, também é típica dos modelos voltados para uso misto. O único senão para o uso fora-de-estrada são os pneus originais, feitos muito mais para o uso on-road.
Mercado
A novidade da BMW chega custando R$ 49.900 na versão básica e pode chegar aos R$ 55.700, na versão completa que inclui computador de bordo e freios ABS. Existem opções mais em conta como a Suzuki DL 1000 V-Strom (R$ 43.732,00), mas sem o carisma da marca bávara e itens de conveniência como computador de bordo e freios antitravamento.
Fotos: Divulgação.
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