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Abraciclo: Produção de motos cai 9,2% em fevereiro

06 de March de 2015

A produção de motocicletas em fevereiro totalizou 110.809 unidades, volume 9,2% inferior em relação a janeiro (122.057). Todavia, em função do Carnaval e de ser um mês mais curto, fevereiro teve três dias úteis a menos de comercialização. Em comparação com o mesmo mês de 2014 (140.259 unidades), a queda na produção atingiu 21%, conforme levantamento divulgado pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.

As vendas no atacado – para concessionárias – chegaram a 108.637 unidades em fevereiro, correspondendo a um crescimento de 3,7% em relação a janeiro (104.205 motocicletas). Na comparação com fevereiro de 2014 (138.228 unidades), houve retração de 21,8%.

No varejo, foram vendidas 93.796 motocicletas, o que representa um recuo de 13,7% ante o volume de janeiro (108.647 unidades) e de 21,5% em relação a fevereiro de 2014 (119.462). A média diária de vendas no mês chegou a 5.211 unidades, volume ligeiramente superior (0,72%) ao da média de janeiro (5.174), porém 12,7% menor em relação à de fevereiro do ano passado (5.973), que teve dois dias a mais de comercialização.

“Comparando as vendas no varejo dos primeiros bimestres de 2014 e 2015, envolvendo 253.094 e 202.443 unidades, respectivamente, houve queda de 20%, ou seja, uma perda de aproximadamente 50 mil unidades, em parte devido ao Carnaval, que no ano passado ocorreu em março, e também em função da retração da demanda, que ficou abaixo da previsão inicial do setor. É necessário aguardar o final de março, no entanto, para obter uma avaliação mais consistente da evolução da demanda nos primeiros meses deste ano”, afirma Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

Nas operações de exportação, o segmento de motocicletas registrou uma evolução de 14,6%, passando das 2.174 unidades de janeiro para 2.491 motos em fevereiro. Na comparação com o mesmo mês de 2014 (9.625), no entanto, as exportações caíram 74,1%, devido principalmente à redução de negócios com a Argentina, que até recentemente era o principal destino das motocicletas produzidas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

Boas oportunidades
Por outro lado, com um cenário de retração do mercado de motos no país o motociclista pode aproveitar esse momento para fazer um excelente negócio na compra de uma nova moto, já que seu poder de compra ganha muito mais força nessa situação, com a possibilidade de conseguir ótimos descontos na negociação e ainda ganhar equipamentos, acessórios e outros benefícios.

Foto: Abraciclo/Divulgação

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