A receita foi aprimorada: Nova Honda NX 400i Falcon 2013
Com injeção eletrônica, modelo marca o retorno da Honda no segmento de 400 cc, e conquista pela versatilidade
Por Leandro Lodo
Por Leandro Lodo
Leandro Lodo
Diversos lançamentos foram apresentados pela Honda para o segundo semestre de 2012, entre as novidades está a mais nova motocicleta da categoria on/off road: a NX 400i Falcon 2013.
Baseado no sucesso NX4 Falcon, a receita foi aprimorada e recebeu atualizações que a deixaram em acordo com as normas ambientais (emissão de poluentes). Além disto, o modelo ganhou novo design que mantiveram o DNA, sistema de injeção eletrônica PGM-FI, e promete agradar os motociclistas que buscavam uma motocicleta de média cilindrada com apelo de uso misto.
A utilização da injeção eletrônica marca o retorno da Honda ao segmento de 400cc, uma vez que atende com folga as normas do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
A motocicleta, que será produzida na fábrica de Manaus (AM), promete agregar mais conforto, agilidade e torque no momento da pilotagem, graças ao sistema de injeção PGM-FI. Mas as novidades não param por aí. O novo design relembra muito a sua antecessora, mas transmite mais modernidade e arrojo aliado ao estilo aventureiro.
Todos esses atributos visam atender às expectativas dos consumidores brasileiros, que passam a contar agora com uma versão intermediária de cilindrada dentro da categoria on/off road. A Honda irá comercializar o modelo a partir de agosto em toda a sua rede de concessionárias, e a estimativa é vender mais de 11.000 mil unidades por ano.
A NX 400i Falcon 2013 estará disponível nas cores preta, vermelha metálica e prata metálico, e com preço público sugerido de R$18.900,00. O valor tem como base o Estado de São Paulo e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Especificações Técnicas
Motor 397,2cc, OHC, RFVC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Potência máxima 28,7 cv a 6.500 rpm
Torque máximo 3,27 kgf.m a 6.000 rpm
Diâmetro x curso 85,0 x 70,0 mm
Alimentação Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
Relação de compressão 8,8 : 1
Sistema de lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Sistema de ignição Eletrônica
Bateria 12V – 6 Ah
Farol (alto/baixo) 60/55 W
Sistema de partida Elétrica
Capacidade do tanque 15,3 litros (5,3 litros de reserva)
Óleo do motor 2,2 litros (1,7 litro para troca)
Transmissão 5 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 215 mm de curso
Suspensão traseira Mono-amortecido Pro-Link com 180 mm de curso
Freio dianteiro Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
Freio traseiro Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
Pneu dianteiro 90/90 – 21M/C (54S)
Pneu traseiro 120/90 – 17M/C (64S)
Chassi Berço semiduplo
Altura do assento 850 mm
Altura mínima do solo 242 mm
Dimensões (C x L x A) 2.157 x 789 x 1.222 mm
Entre-eixos 1.434 mm
Peso seco 157 kg
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Fotos: Divulgação
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