Acontece
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Salão de Paris em outubro de 1978 estava repleto de novidades interessantes mas, as marcas japonesas estão na onda da grandeza e a Kawasaki apresentou o seu produto, deixando os participantes impressionados com seu tamanho!
Ela tinha números proporcionais: pesava 314 kg, carregava 21 litros de gasolina, três freios a disco, 1.286cc e atingia 222km/h. Foi chamada de “Devoradora de estradas”.
Suas concorrentes eram Honda CBX 1000 e Yamaha XS11.
Os seis cilindros e duplo comando não contavam com as aletas de refrigeração, deixando o cabeçote do motor com um aspecto rígido, robusto, uma peça maciça!
Foi o motor de série mais potente da época, entregava 120 cv a 8.000rpm e tinha três carburadores de corpo duplo. A injeção eletrônica veio só em 1984 e trouxe 10cv a mais!
A transferência de potência para roda traseira era feita com um eixo cardã, confirmando a característica estradeira da Z, até porque, na época, as correias para aguentarem a potência e torque de seis cilindros, não eram tão comuns.
Os três freios a disco tinham a função de conter os pilotos mais empolgados, uma tarefa que, observando os números, não era fácil!
O aspecto visual da moto é convidativo para pegar estrada e, sem a vibração dos “seis canecos”, ela tem um público alvo nos EUA e suas belas estradas, mas, para isso, enfrentará a concorrência das HD e Gold Wing.
Briga de gente grande, a Kawasaki se prepara equipando a Z1300 com carenagem, bagageiro rígido, top case e banco de couro, transformando em 1300 Voyager.
Em 1989, com aproximadamente 25 mil motos produzidas, a Kawasaki encerrou a produção do seis cilindros que foi o carro chefe da marca.
Ainda existem Z 1300 rodando por aí e não são poucas, pois ela cativou seu público mas, a evolução da espécie veio e a extinção também!