A hora e a vez do crescimento do scooter no Brasil

Veículos versáteis continuam em alta no mercado nacional com modelos das marcas Honda e Dafra liderando as vendas neste segmento

Por Aladim Lopes Gonçalves

De janeiro a outubro foram emplacados cerca de 30 mil scooters no Brasil, principalmente no Sul e no Sudeste. A Honda, por exemplo, acredita que as demais regiões ainda não descobriram os benefícios do veículo. Os modelos Honda PCX 150, que recentemente foi renovado, e o Lead 100 venderam juntos 25.438 unidades nos dez primeiros meses do ano, o que representa um crescimento de pouco mais de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Além dos números de vendas, fabricantes sinalizam que o mercado deve continuar crescendo e apresentarão novidades em 2016. Inclusive com a entrada da Yamaha no segmento de baixa cilindrada.

Conhecida pelo pioneirismo no segmento de scooter, a Dafra contabiliza 2.263 licenciamentos do seu “carro-chefe”, o Citycom 300i. A marca, alias, oferece ao consumidor mais duas opções: o urbano Cityclass 200i e o Maxsym 400i, que pode ser usado na cidade, mas também em viagens. Juntos já venderam 2.210 unidades entre janeiro e outubro. Com certeza, até o final deste ano, a Dafra terá um resultado superior ao registrado em 2014, que foi de 4.556 unidades licenciadas em sua linha scooter.

Fazendo uma análise de mercado, o Cityclass 200i tirou consumidores do próprio Citycom 300i, considerado “case de sucesso” dentro da Dafra. Apesar das mesmas características – rodas grandes e bom porte -, o Cityclass é uma opção mais racional para o motociclista que faz trajetos curtos e apenas em ambiente urbano. Nos primeiros dez meses do ano foram vendidos 1.588 unidades do modelo de 200cc.

Novas apostas
Para 2016 os fabricantes apostam em novidades que chegarão às lojas no primeiro trimestre. A Honda lançará o SH 300i, que é sucesso de vendas na Europa. O modelo traz propulsor monocilíndrico de 279,1 cm³, SOHC, de 4 válvulas tem arrefecimento líquido e injeção eletrônica. Produz de 25 cavalos de potência máxima e é bastante vigoroso, principalmente nas arrancadas. O câmbio é automático CVT com a transmissão final feita por correia dentada, o que facilita a vida de quem quer agilidade urbana. Além disso, conta com rodas aro 16 polegadas e parabrisa. O SH 300i chega ao mercado somente no primeiro trimestre de 2016.

Pequenos Dafra e Yamaha
Fortalecendo sua participação no segmento scooter, a Dafra apresentou o Fiddle III. Em parceria com a taiwanesa SYM e no melhor estilo retrô, o modelo é inspirado nos scooters europeus. Usa rodas de liga leve de 12 polegadas, lanterna em LED, porta-luvas, entrada USB para carregar dispositivos eletrônicos e painel com tela LCD. Sob o assento há espaço para um capacete. Seu motor de um cilindro e 125cc atinge 10,3 cv de potência. A previsão de chegada do Fiddle III é fevereiro de 2016.

Por sua vez, a Yamaha oferecerá uma opção para os usuários de scooters de baixa cilindrada. O fabricante mostrou o pequeno NMax 160, concorrente direto do Honda PCX 150. Traz design moderno, painel totalmente digital e rodas aro 13 polegadas. Conta com motor de um cilindro, 155cc e potência máxima de 15 cv.


Fonte:
Agência Infomoto

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