A extravagante Vyrus Alyen 988

Italiana Vyrus como de costume quebra todos os padrões, e deve entregar sua mais incrível motocicleta em setembro

Por Gian Calabrese

A Alyen 988 não é uma moto conceito. É real, e já está em produção! Trata-se de uma sucessiva concentração de experiências adquiridas ao longo de 19 anos de atividades da Vyrus, de uma herança vivida bem no meio da região conhecida como Vale dos Motores em Coriano, na província de Rimini, na Itália.

A pequena fabricante italiana de motocicletas exclusivas e feitas por encomenda, prima por projetos que para muitos são ultrajantes, trazendo à tona a arte com uma pitada de "loucura tecnológica", uma filosofia criada para chocar com algo realmente único e extraordinário. O modelo Alyen nasceu de um esboço de Adrian Mortom, que em 2020 se tornou a sucessora da linhagem composta pelos modelos 987 C3 4V, 986 C3 M2, 985 C3 4V e 984 C3 2V.

Desenvolvida ao longo de quase uma década, segundo o diretor-geral e fundador Ascanio Rodorigo, foram feitas 57 versões diferentes de design produzidas pelas hábeis mãos do designer japonês Yutaka Igarashi, juntamente com a equipe de design Vyrus, liderada pelo próprio Ascanio. O design se parece com algo de outro mundo, uma critura do futuro feita com linhas tridimencionais que aparentam estar suspensas ao ar. A frente remete a uma espécie de cabeça de alienígina e todas as outras peças se fundem as linhas marcantes porém fluídas e que se encaixam para formarem uma superbike atemporal e futurista.

O motor da Alyen foi fornecido e especialmente adaptado ao chassi pela Ducati em apenas 20 unidades, um 1299 (1285cc), versão Superquadro, internamente idêntico ao mais recente motor V-twin de uma superbike da Ducati, com os mesmos 205 cv de potência máxima a 10.500 rpm. O duplo escape em fibra de carbono se destaca numa traseira minimalista, enquanto a suspensão traseira tem balança monobraço que expõe o sofisticado visual roda traseira em fibra de carbono.

O painel é muito semelhante ao da Ducati, e segundo a Vyrus, através do acelerador RBW conta com o pacote eletrônico completo.

Além do design extravagante, uma das exclusividades da Alyen é seu sistema de direção e suspensão dianteira, marca registrada da Vyrus e apresentada pela primeira vez em 2001 no modelo 984 C3 2V. Na Alyen os sistemas são separados, enquanto o sistema de direção é hidráulico, o amortecimento é feito por um braço oscilante fixado ao chassi.

Segundo a fabricante, o sistema denominado HWSS elimina o "afundamento" excessivo e mais constante da frente nas frenagens, retas e curvas a fim de manter a melhor geometria da motocicleta durante a pilotagem.

Toda estrutura do chassi é em magnésio e com formato de dupla trave, segundo a empresa é extremamente leve e encoberto por toda a carenagem com partes em fibra de carbono, assim como o tanque de combustível de 11 litros.

Também em fibra de carbono, o modelo é equipado com rodas de 17 polegadas, freios Brembo com pinças monobloco M34 e pneus esportivos Pirelli Supercorsa SP.

Até então já foram encomendadas 15 unidades para serem entregues no mês de setembro, restando apenas cinco desta edição limitada em 20 unidades. O preço não foi divulgado mas estimasse em cerca de 60 mil euros, algo em torno de 350 mil reais em conversão direta.

Seriam os proprietários uma espécie de pilotos de outro mundo?



 


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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