História da motocicleta - Honda CB 750 Four, uma moto para sempre!

A Honda acertou a mão em 1968 quando lançou essa obra prima! Se encontrar alguma por ai, pare, aprecie, fotografe e espere até o dono ligar o motor!

Por Trinity Ronzella

 

 

Essa foi uma das máquinas que revolucionou o mundo da moto e ainda arranca suspiros por onde passa! 

 

Assista o vídeo:

O ano era 1968, outubro, e ninguém imaginava o que estava para acontecer quando a Honda anunciou  e exibiu sua  CB 750 no Salão de Tóquio. Nesse momento os fabricantes de motocicletas do mundo todo coçaram a cabeça pensando em como entrar nessa briga, ou melhor, se deveriam entrar…

 

    Foto: Divulgação

Ela chega com uma tecnologia que era novidade em modelos de série, um motor de quatro cilindros em linha avançando os limites de espaço do quadro de berço duplo, comando de válvula no cabeçote, partida elétrica, freio a disco, painel completo e quatro escapamentos cromados que muitas vezes viraram 4x1. Uma pergunta que não sei a resposta é: porque o local da chave era naquele lugar?

O motor desenvolve 67cv e leva a moto perto dos 200km/h pesando 240 kg! É pesada, potente e a dúvida ficava se o disco simples conseguiria conter tudo isso.

 

  Foto: Divulgação

Outro fato que fez dessa moto um ícone até os dias de hoje é o fato de ser inquebrável! As amizades feitas com os mecânicos estavam abaladas desde então, pois as visitas passaram a ser feitas com maior intervalo de tempo.  A potência do motor exigia bastante da transmissão secundária mas, muitos mecânicos ficaram famosos trabalhando nesse modelo para levá-los aos circuitos de corrida.

 

Com vitórias em corridas de endurance como o Bol d’Or em 1969 e as 200 milhas de Daytona em 1970 ela se consagra no Line up da marca por 10 anos com poucas mudanças, e demorou todo esse tempo para a concorrência tomar uma atitude. Em 1979 entra o duplo comando no cabeçote, as outras marcas se mexem e pronto. Mesmo assim, 400 mil delas, das primeiras especificações foram produzidas, com exatos 736 cc e comando simples no cabeçote (SOHC)

 

Hoje, quando se vê uma dessas nas ruas é um momento raro e digno de fotos!

 

 Foto: Divulgação

Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Compartilhe:

Receba notícias de moto.com.br