Em homenagem aos 60 anos de história da Vespa, a indústria italiana Piaggio promoveu o lançamento de uma edição limitada e comemorativa da famosa scooter. A fabricante fez do novo modelo GT 60 uma reprodução do design da primeira cria, a V98, lançada em abril de 1946 pelo engenheiro aeronáutico Corradino D'Ascanio.
A irmã moderna fez questão de lembrar a primogênita até mesmo na cor, mantendo o cinza metálico como padrão nas 999 unidades produzidas. O visual ainda traz farol redondo instalado no pára-lamas e bagageiro atrás do banco; outras referências ao equipamento construído no final da década de 1940.
Os logotipos Vespa também foram cópias fiéis dos estampados na motocicleta antiga, que tinha motor dois tempos monocilíndrico horizontal, 98cm3, 3cv de potência e que proporcionava 3,2HP a 4.500 rpm. Na versão 2006, a mecânica é muito mais moderna, com propulsor de 250cm³, injeção eletrônica e potência de 22cv.
Projetada para ser um veículo pequeno, ágil e barato, a Vespa 98 atraiu uma legião de fãs e alcançou índice de mais de dez mil unidades vendidas em apenas dois anos. Em 1948, a moto passou por modificações, que incluíram o uso de um motor de 125cm³. Foi a primeira das dezenas de evoluções sofridas pela Vespa, marca que já vendeu cerca de 17 milhões de equipamentos em sua história.
O desembarque da Vespa no Brasil aconteceu na década de 1950. A fabricação se deu no país até 1990, quando passou a ser importada.