40 anos: Compartilhe sua história com a Honda CG
Fabricante japonesa comemora 40 anos do modelo urbano com espaço Mundo CG para compartilhar histórias da moto
Por Aladim Lopes Gonçalves
Por Aladim Lopes Gonçalves
A linha Honda CG está comemorando 40 anos de mercado em 2016 com mais de 11 milhões de unidades comercializadas e acumulando muitas histórias para contar.
Para homenagear o modelo, a Honda criou um espaço especial para que os fãs da moto possam compartilhar histórias, lembranças ou fatos marcantes com uma CG.
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Gerações CG |
Lançamento |
Histórico da evolução |
1ª GERAÇÃO (1976 a 1982) |
1976 |
O sucesso da família CG é resultado de anos de inovações tecnológicas. Tudo começa em 1976 quando chega ao mercado a CG 125, primeira motocicleta Honda de fabricação nacional, em Manaus (AM). O modelo conta com motor de 125 cm³, de grande desempenho, durabilidade e agilidade. |
1978 |
Agrega inovações na suspensão dianteira, que utilizava sistema de molas externas com cobertura de metal. Instalado garfo com amortecedores dotados de molas internas. |
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1981 |
Apresentada ao mercado brasileiro a CG 125 a álcool, primeira motocicleta do mundo com este tipo de combustível. Trazia também câmbio de cinco marchas, que chegaria à versão a gasolina apenas em 1985. |
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2ª GERAÇÃO (1983 a 1988) |
1983 |
CG ganha alterações visuais e fica mais encorpada. Carburador recebe o sistema Ecco de injeção de combustível. |
1985 |
O câmbio passa de quatro para cinco velocidades, de acionamento universal, novo escalonamento e melhor aproveitamento da potência do motor. |
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1988 |
Apresentada a versão para uso profissional: CG 125 Cargo. Com banco individual e mais largo, conta com bagageiro para receber a instalação de baú. Entre outras alterações, o chassi e roda traseira são reforçados e a suspensão dianteira passa a ser regulável. |
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3ª GERAÇÃO (1989 a 1993) |
1989 |
É lançada a CG 125 Today. Grandes alterações visuais no painel e no banco, além de rabeta com estilo inovador e quadro mais reforçado, mudanças que marcaram o modelo. |
1991 |
O modelo recebe no motor e chassi, respectivamente, nada menos que 69 e 74 alterações. As novidades resultam em aumento da potência em ampla faixa de rotação, economia de combustível, reduzido nível de ruído e baixa manutenção, além de maior rigidez estrutural. Entre as inovações, adoção do sistema CDI. |
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4ª GERAÇÃO (1994 a 1999) |
1994 |
É lançada a CG 125 Titan, com novo design e 90 alterações técnicas. Entre elas, comandos elétricos em novo desenho; alças traseiras nas laterais; tanque de formas arredondadas, novos freios e conjunto de embreagem. |
5ª GERAÇÃO (2000 a 2003) |
2000 |
Apresentada a quinta geração da família CG 125, que continua com o nome Titan. O exclusivo sistema anti-esvaziamento de pneus Tuff-up passa a equipar o modelo. |
2002 |
Lançamento de mais uma versão intermediária da CG 125 Titan, a KSE, com partida elétrica e freios a tambor. |
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6ª GERAÇÃO (2004 a 2009) |
2004 |
CG 150 Titan: A CG ganha novo motor de 150 cm³ e passa a chamar-se CG 150 Titan. Mais econômica, ágil e durável, tem design renovado para acompanhar as modernas tendências. CG 150 Job: É lançada a nova Honda CG 150 JOB, evolução da consagrada CG 125 Cargo. Única motocicleta nacional homologada para transporte de carga. |
2005 |
Lançada a CG 125 Fan, com a proposta de ampliar a base do mercado. Dotada de grandes atributos como qualidade, resistência, economia, baixo custo de manutenção e motor OHV (Over Head Valves) de 124,1 cm³, torna-se em pouco tempo o segundo modelo mais vendido do mercado brasileiro. |
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2006 |
Apresentada a Honda CG 150 Sport. Busca atingir o consumidor que valoriza tecnologia, esportividade e diferenciação. |
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7ª GERAÇÃO (2009 a 2013) |
2009 |
CG 150 Titan: motocicleta mais vendida do Brasil amadurece e chega ao mercado totalmente renovada. Além de novo visual, incorpora sistema de injeção eletrônica (PGM-FI), tecnologia, que pela primeira vez equipa uma motocicleta da categoria Utility no Brasil. Modelo apresenta, com antecedência de três anos, níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela terceira fase do Promot, previsto para vigorar a partir de 2009. CG 125 Fan: Cresce em força e desempenho, agora com motor OHC (Over Head Camshaft), de comando de válvulas no cabeçote. Modelo antecipa em três anos os limites previstos pelo Promot, aplicáveis a partir de 2009. CG 125 Cargo: Projetada especialmente para o transporte de carga e para o uso utilitário, o modelo tem como diferenciais o bagageiro exclusivo, para transportar até 20 kg de carga, e o novo assento de uso individual. |
Lançada a CG 150 Titan Mix, com novo e inédito conceito de mistura de combustíveis para motocicletas. É o primeiro modelo no mundo, produzido em série, que utiliza tanto o álcool quanto a gasolina como combustíveis, em sintonia com a estratégia mundial da Honda voltada para a preservação do meio ambiente |
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Ainda em 2009, a Honda oferece ao mercado uma opção mais completa, a nova CG 150 Titan Mix EX, que agrega esportividade e mais sofisticação dentro da categoria Utility. |
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2010 |
Impulsionada pelo sucesso, a Honda amplia sua linha Flex com a CG 150 Fan, |
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8ª GERAÇÃO (2013 a 2015)
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2013 |
A Honda inicia mais um ciclo da família CG, uma das mais bem-sucedidas da marca. Renovada, traz as últimas tendências em design e tecnologia voltadas para a funcionalidade e diversão. A Linha 2014 apresenta três opções: CG 125 Fan (KS/ES/ESD), CG 150 Fan (ESDi) e CG 150 Titan (ESD/EX). |
2014 |
Em ação inédita no mercado dentro de seu segmento, família Honda CG 2014 passa a ter três anos de garantia. |
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Honda lança série especial CG 150 Titan EX BR com cores da bandeira brasileira. Versão foi apresentada 1 mês antes do inicio da Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil naquele ano. |
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Família Cargo (125 e 150) ganha duas versões, com destaque para o modelo com motor Flex de 150cc. |
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Honda lança primeira motocicleta de baixa cilindrada com sistema de freios CBS (Combined Brake System). Com objetivo de oferecer mais segurança aos motociclistas, modelo se tornou o primeiro do mundo a oferecer a tecnologia em sua faixa de cilindrada. |
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CG 150 Start é lançada no mercado. Modelo chega com conceito inovador: objetivo é oferecereficiência mecânica com o custo dos modelos de 125cm³ |
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9ª GERAÇÃO (2015) |
2015 |
Linha CG chega como modelo 2016 e com uma grande novidade: nova motorização de 160 cm³, em substituição às versões com motor de 150 cm³. Com um projeto totalmente novo, a nona geração também trouxe design renovado, mais esportivo e moderno. |
Experimentando "todas" as CGs
A clássica motocicleta Honda CG completou seus 40 anos com muito vigor e disposição. Para marcar esta data comemorativa, a fabricante da asa lançou uma versão especial tricolor e disponibilizou uma volta com as CGs de todas as gerações no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) de Indaiatuba, interior de São Paulo, que você pode acompanhar no vídeo abaixo.
Foi muito interessante pilotar, em sequência, praticamente todas as gerações da Honda CG, começando pela "CG Bolinha" de 1976, e chegando até a edição especial de 40 anos do modelo. As diferenças ocasionadas pelo avanço tecnológico a cada modelo é bastante perceptível, desde suspensão, freios, câmbio, até o painel de instrumentos, o banco e encaixe das pernas no tanque de combustível. Não foi possível testar para valer todas as CGs antigas, que tiveram que ser tratadas com bastante carinho, já que são unidades raras, restauradas e conservadas que integram o Museu da Honda. Além dos 40 anos da CG, a Honda comemora em 2016 a marca de 45 anos de atuação no Brasil.
Veja o vídeo:
Fotos: Honda/Divulgação
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