Acontece
Acontece
Nesta sexta-feira, dia 22 de setembro , acontecem campanhas por cidades em todo o mundo pelo Dia Mundial Sem Carro (World Car Free Day) , uma iniciativa que tem como objetivo sensibilizar as pessoas em torno do uso excessivo do automóvel e o seu impacto no trânsito e no meio-ambiente.
Como a principal meta do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso exagerado do automóvel na vida das pessoas que vivem nas cidades , a ideia é que o cidadão busque meios alternativos e de menor impacto ambiental .
Nesse sentido, a motocicleta pode ser uma solução e tanto , assim os tradicionais meios de transporte coletivo, como ônibus, trem e metrô, onde, pelo menos haja, uma estrutura disponível e que funcione com boas condições de eficiência e segurança.
As motos mais modernas, e devidamente reguladas, podem oferecer uma contribuição gigantesca para quem vive nas grandes cidades, pois são veículos que transitam com versatilidade no trânsito e reduzem sensivelmente o tempo gasto no deslocamento das pessoas .
Além disso, os novos motores das motos com injeção eletrônica e catalisadores (conversores catalíticos), instalados no sistema de exaustão das motos, praticamente neutralizam a dispersão de gases poluentes e que são nocivos ao meio-ambiente .
O Dia Mundial Sem Carro foi idealizado na França, em 1997 , sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000. Em grandes cidades do Brasil, como São Paulo são realizadas atividades e campanhas desde 2003.
Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, a região central da cidade São Paulo está com várias vias bloqueadas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego, para impedir o trânsito de carros e motos . O bloqueio deve se estender até às 20h, quando encerra o rodízio municipal de veículos.
A promoção do uso da bicicleta nas grandes cidades e a mobilização para a construção de mais ciclovias e espaços para bikes também fazem parte das ações do Dia Mundial Sem Carro aqui no país.
Outra bandeira do Dia Mundial Sem Carro são as campanhas para o desenvolvimento de veículos elétricos e para incentivar a criação de políticas públicas que ajudem a consolidar os modais de transporte com energias alternativas pelo mundo.
Quer vender sua moto? Anuncie no MOTO.com.br!
Fotos: ALG/MOTO.com.br e CPTM/Divulgação